18 julho 2010

Por um mundo menos egocêntrico

A cada dia as pessoas se escutam menos. Seu silêncio significa apenas que elas estão pensando em uma história mais mirabolante e muito mais interessante para contar. Sobre elas mesmas, é claro.
Não estou dizendo que eu também não me pego muitas vezes fazendo isso, afinal não sou imune aos males do mundo, meu Deus! Mas posso dizer que tenho tentado aprender a ouvir.
Pode pensar agora num amigo que você adora. Tenho certeza que ele é uma pessoa que OUVE e não apenas espera a deixa para contar sobre sua vida fantástica, seu trabalho mirabolante ou seus problemas insolúveis. As pessoas que falam desvairadamente são divertidas, são a alma da festa... mas não são os nossos melhores amigos.
Eu quero ser a melhor amiga de alguém, por isso tenho trabalhado no esparadrapo na boca e desentupimento dos ouvidos.

4 comentários:

lallorona disse...

exatamente como eu ando me sentindo! (tá, já faz mais ou menos um ano desde que eu tive essa epifania, não é tão recente assim) ando me irritando com essas pessoas que falam demais e escutam de menos, tenho até me afastado um pouco delas... sei que isso é errado, mas pra mim elas são do tipo de pessoa que quer sugar a tua presença, a tua atenção, sabe? é como se você fosse só ouvidos, o que você tem a dizer não interessa se não for um comentário sobre o que a outra pessoa quer falar. acho isso tão chato, tão ruim, que quero eliminar esse meu lado.
ah, aproveitando que eu finalmente tô comentando aqui, adoro seu blog, viu? :)

Lilly disse...

Pessoas que falam sobre elas o tempo todo me cansam. Você quer falar sobre um filme e a criatura dá um jeito de explicar a roupa que ela tava vestindo e o jeito que penteou o cabelo no dia em que foi ao cinema assisti-lo, além de incluir uma explicação detalhada de todos os momentos de stress que ela passou para conseguir chegar no cinema. Affe!

Thiago Martins disse...

Olá! Adorei o seu blog! Super interessante. Sobre essa postagem, já leu um texto com o título "escutatória"? Muito interessante!! Se quiser, posso te mandar.

bjos querida.
Thiago.

B. disse...

com certeza gostaria de ler. Mande sim. beijos.