20 outubro 2010

Londres - e a imigração? é foda ou não é?

Confesso que depois de ler alguns relatos na internet, eu fui toda trabalhada no cagaço. Mas o pessoal exagera, gente.
Vou contar para vocês como foi, inclusive esclarecendo alguns pontos que eu tinha dúvida antes de ir.
Primeiro: se você faz conexão em outro país, você poderá ou não ter que passar na Imigração deles. Explico. Quando eu fui, desci em Madri no terminal 4, mas o meu voo para Londres saía do terminal 1. Como tive que desembarcar e embarcar novamente, tive que passar pela imigração deles. E eles não querem nem saber se você tem conexão, se o seu próximo voo sai de um terminal que fica a 30 min dali (aquela porra de aeroporto é tão grande que tem até metrô dentro!)...tem fila. Recomendo por isso, se possível pague mais mas vá de voo direto. Na volta, descemos novamente em Madri no terminal 1 e o voo era no 4, porém o avião teve um desembarque remoto (aquele com ônibus) e aí o ônibus deixou a gente direto no nosso terminal, com isso não precisamos passar na imigração deles.
Ainda no avião, já vão te dar um papel da imigração para preencher e descendo em Londres (Heathrow), os policiais já vem com uns cachorros para cheirar você e sua bagagem. Mantenha a bagagem na mão para que o cachorro consiga alcançá-la.
Saindo dali, tem um saguão enorme com duas filas que fazem imensos caracóis. O caracol maior é da galera que está indo como estudante. O caracol um pouco menor é o dos turistas. E a galera com passaporte da União Européia, obviamente não pega nenhuma delas e passa por trás direto.
Esperamos bem uma meia hora, mas na nossa vez o agente perguntou de onde éramos e o que fazíamos. Quando falei que era médica, ele perguntou minha especialidade. Aí, rindo e brincando, ele perguntou se pretendíamos só passear e voltar para casa. Falamos que sim e ele carimbou. SÓ.
Não teve nada de pedir para ver carta do trabalho, dinheiro, passagem de volta ou lugar para ficar. NADA.
Claro que se ele quisesse, eu tinha levado a porra toda. Mas foi muito tranquilo. E eu digo isso aqui porque acho que, como eu, deve ter uma meia dúzia de neuróticos cavucando a internet atrás de relatos de pessoas que passaram pela imigração de lá, com medo de ficarem barrados. E geralmente quem escreve é o cara que a imigração encrencou, então estou fazendo a minha parte para tranquilizar você, amigo neurótico. Beijomedáumvisto.

3 comentários:

Karine disse...

B., como você sabe, moro na Espanha há 3 anos e, como já tenho a identidade para estudante, passo direto, mas eles AINDA me fazem mil perguntas. A polícia, que já conhece quem vai de passeio e quem não, só dão uma sacada no que você leva e na maneira como você está vestida. Digo isso porque conheço um policial, irmão de um amigo espanhol, que trabalha em Madrid, no aeroporto de Barajas. Se eles cismam com alguém, FUDEU! E, podes crer: eles conseguem reconhecer quem é que quer entrar ilegalmente!

Nega disse...

Muito bom esse ato seu de colocar o relato pra quem nao teve problema nenhum. Mas eu nao fui tao feliz e fui lotada de perguntas juntamente com meu primo, separaram nós dois pra fazer as perguntas e ver se batia as respostas, checagem de documentos, dinheiro e blablabla...e no final: barrados ¬¬. Estavamos tentando entrar ilegalmente sim, mas tivemos problemas rsss. Só uma aversão ao seu fato bem sucedido ;) beijos!

nega disse...

Ah! Entramos ilegalmente da mesma forma..por um outro canal menos exigente digamos assim. Aliás..era pra ficar ilegal mas acabamos entrando ilegalmente.